sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Análise da Arte barroca

Arte  Barroca  

    A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
    As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.
   É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo;  espírito e matéria.

O que mais impressiona na arte barroca são suas características gerais...

 * emocional / racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção  e não apenas pelo raciocínio;
 

* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; 
 * entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; 
 * violentos contrastes de luz e sombra; 
 * pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

Podemos encontrar na arte barroca outras Características:
 * Revelação num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
 * Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - Um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
 * Realista, abrangendo todas as camadas sociais.


Dentre os pintores barrocos italianos e suas obras mais conhecidas e importantes são:
*Caravaggio - Obra: Vocação de São Mateus;
*Andrea Pozzo - Obra: A Glória de Santo Inácio.

Dentre os pintores e suas obras mais representativas e importantes na Europa são:
*Velázquez - Obra: O Conde Duque de Olivares;
*Rubens (Espanhol) - Obra: O Jardim do Amor;
*Rembrandt (Holandês) - Obra: Aula de anatomia.

 
"Escultura"
A escultura barroca tem como característica, o predomío das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Um arquiteto muito conhecido e importante dessa época foi o Bernini .  Um arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano e o Êxtase de Santa Teresa.




Análise das imagens barrocas
A basílica tem o  frontispício triangular com as colunas duplas que o sustentam. Na frente da Basílica, encontra-se a famosa praça de São Pedro. A glória do Santo é afirmada nisso, mas também a do Papado, porque os Papas são sucessores de Pedro.

Bem no meio da praça, chama a atenção um obelisco, agulha de pedra muito alta, coberta de inscrições egípcias. Os faraós mandavam erigir obeliscos narrando os fatos do reinado deles, ou coisas do gênero.



A idéia que preside o conjunto da praça e da Basílica de São Pedro é a representação de uma chave. Essa idéia de apresentar a praça e a Basílica em forma de chave, lembrando as chaves do Apóstolo São Pedro, (a chave dos Céus e a da Terra ) o poder exercido no Reino do Céu e, indiretamente, no Reino da Terra!

Habitualmente, no dia de Corpus Christi, o Papa realiza na praça a procissão com o Santíssimo Sacramento. Partindo do altar do Ssmo. Sacramento, ele sai do lado da Basílica, dá a volta e retorna do outro lado. Uma multidão dentro da praça e grande número de fiéis nos edifícios próximos acompanham o itinerário da procissão, ao som dos extraordinários sinos da Basílica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário